quinta-feira, 28 de outubro de 2010

8 maneiras de levar o Twitter um pouco mais a sério

O @_twittemos achou uma matéria super bacana, dando 8 dicas de como você pode deixar o seu Twitter , ou o da sua empresa, mais sério.
Confira abaixo:

01. Não dispare e-mails para todo o mundo
Não gaste o seu tempo e muito menos a preciosa paciência das pessoas enviando e-mails não solicitados para que conheçam seu Twitter. Isso é caracterizado como spam e ponto final. Dificilmente alguém lê um e-mail quando sabe que seu conteúdo é apenas publicitário, um jabá que muitos não pediram para ler. Sair caçando listas de contatos em fóruns ou redes sociais é uma perda de tempo ainda maior. E não adianta nada enviar o e-mails com um link para descadastramento se a pessoa nunca pediu para se cadastrar.

02. Você não é um especialista em mídias sociais
Se você cometeu o primeiro erro citado acima, você nem sabe o poder da ferramenta que tem em mãos. O que é um especialista em mídias sociais? A pessoa que passa o dia todo em frente ao Orkut e Twitter? Saiba qual segmentação que você realmente atua para somente depois dizer que é especialista em alguma coisa. Um especialista em mídias sociais que precisa escrever nas bios que é um especialista em mídias sociais para ser reconhecido, não é e nunca foi um verdadeiro especialista em mídias sociais.

03. Publique respeitando o bom senso
Não envie tweets em caixa alta. Isso fere a boa aparência de um tweet. Seja direto, conciso e utilize a pontuação necessária. Você não precisa demonstrar desespero só para que alguém leia o que você está publicando, não é mesmo?

04. Nunca use scripts
O próprio Twitter já avisou que esses scripts que inflam o número de seguidores são maliciosos e sequestram contas. Você quer ter 3 mil seguidores porque usou scripts ou porque seus tweets são interessantes e possuem bom conteúdo? Além disso, os seguidores que você ganha geralmente não servem para nada. Não estão relacionados com seu público-alvo e muitos deles são contas sem movimentação.

Não siga quem te segue só por camaradagem. Siga quem você tem vontade de seguir. Não dedique parte do seu tempo para sair adicionando perfis. Isso demonstra desespero e falta de preparo diante das redes sociais. E ainda insiste em dizer que é um especialista em social media?

05. Twitter é coisa séria
Não use o Twitter como se fosse o último dia da sua vida. Não encha as pessoas com informações inúteis, pois desse modo você evita perder seguidores orgânicos. Ninguém gosta de gente chata que posta o dia todo. Dê intervalos de 15 em 15 minutos ou maiores. Tenha um cronograma e respeite-o.

06. Português é português
Se o Twitter é referente à sua empresa, poste respeitando a língua do seu país. Evite gírias, palavras de baixo calão e siglas em excesso. Publique do mesmo modo que você falaria com seu cliente: seja direto, educado, use bom português e comunique-se de maneira eficiente.

07. Não minta para seus clientes
Dizer por aí que na web quase tudo é de graça é chamar o cliente de estúpido. Quem paga a conta da banda consumida, dos funcionários e de todo o gerenciamento de comunicação? A sua empresa. Dizer que na web tudo é de graça é afirmar que seu trabalho não vale nada e é facilmente substituível.

08. Não seja arrogante
Uma coisa é ser presunçoso, outra coisa é ter confiança naquilo em que você trabalha. Na web 2.0 você precisa passar credibilidade, e não uma imagem de prepotência. Não force seus clientes a conhecerem outros produtos e não force uma pessoa a ser seu cliente.


Fonte: http://outrolado.com.br

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por @givagocontato

Um comentário:

  1. Olá!

    Ótimos 8 passos.
    Descreveu exata e objetivamente as melhores condutas no Twitter. Não só para internautas comuns, mas para empresas.

    Escrevi um texto, sem ser em tópicos, sobre o comportamento das empresas nas mídias sociais - desde que isso se tornou comum para elas.
    Pô, dá uma olhada, comenta, sei lá.
    Acho legal interagir sobre esse assunto...
    http://www.netpartner.com.br/archives/1148

    Grande abraço, @givagocontato!

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